segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

3 de Janeiro

1960: Fuga de Álvaro Cunhal da prisão do Forte de Peniche
© AP.
Álvaro Barreirinhas Cunhal foi um político português muito marcante do século XX.Comunista por ideologia, lutou sempre activamente contra o Estado Novo.
Durante a ditadura salazarista foi detido em várias ocasiões, passando 13 anos preso, sendo que durante 8 anos ficou completamente isolado. No dia 3 de Janeiro de 1960 fugiu da prisão do Forte de Peniche juntamente com nove outros camaradas do Partido Comunista (PCP).
O acontecimento entrou para a história portuguesa como a famosa “Fuga de Peniche” dos oponentes ao regime. Até o fim da ditadura, Cunhal foi obrigado a viver no exílio, refugiando-se sobretudo na União Soviética.
Poucos dias depois da Revolução dos Cravos em Abril de 1974, Álvaro Cunhal regressou a Portugal, desempenhando o cargo de secretário-geral do PCP até 1992.
1892: Nascimento de J.R.R. Tolkien, escritor inglês e autor de “O Senhor dos Anéis”
John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J.R.R. Tolkien, foi um escritor e filólogo britânico. Com o romance “O Senhor dos Anéis”, passado no mundo mítico da “Terra Média”, tornou-se num dos fundadores da literatura fantástica moderna.
Tolkien sempre sentiu um fascínio pelas línguas, sobretudo pelos antigos idiomas ingleses e nórdicos. Já durante os seus estudos criou línguas artificiais e mais tarde, para além de ser ter notabilizado como autor, foi professor de anglo-saxão, inglês e literatura inglesa.
As obras de J.R.R. Tolkien são marcadas por uma imagem mítica do universo e apresentam umamitologia própria. As criações colossais de Tolkien conseguiram fascinar leitores de vários países e de vários séculos, até aos dias de hoje.
“O Senhor dos Anéis” é o seu trabalho mais famoso, tendo sido publicado pela primeira vez em 1973, dividido em três volumes. A narrativa é baseada na mitologia criada por Tolkien e conta a viagem do "hobbit" Frodo através da Terra Média, tendo a missão de destruir um poderoso anel maligno.
O romance foi publicado em várias edições e em várias línguas, tendo o seu sucesso sido consumado com a adaptação da obra literária a uma grande produção cinematográfica. Entre 2001 e 2003 foram lançados três filmes, que rapidamente entraram na lista dos filmes mais rentáveis e mais vistos de todos os tempos.
_____________________
Este artigo foi produzido por: Corinna Domnick.

Sem comentários:

Enviar um comentário