domingo, 9 de janeiro de 2011

9 de Janeiro

1913 - Nasce o presidente americano Richard Nixon

© AP
O político estado-unidense Richard Nixon nasceu em Yorba Lina, no estado de Califórnia no dia 9 de Janeiro de 1913. Este presidente polémico por estar envolvido no caso Watergate foi o número 37 dos Estados Unidos ao longo dos anos 1969 e 1974.

Na primeira vez que Nixon se apresentou através da nominação republicana para o cargo de presidente dos Estados Unidos foi vencido por John Fitzgerald Kennedy. Em 1968 conseguiu à vitória derrotando a Hubert Horatio Humphrey.

A 17 de Junho de 1972 a sede do Partido Democrata foi objectivo de escutas ilegais feitas por alguns homens ao serviço do Presidente Nixon. Dois anos depois, em Março de 1974 o Grão Jurado Federal estimou ao Richard Nixon partilhante destas escutas ilegais sem cargos formais.

O escândalo Watergate revelou o grande alcance dos crimes e abusos fraudulentos feitos na campanha eleitoral, com espionagem político e sabotagem, intrusões e múltiplas escutas ilegais a grande escala. A causa do Watergate a imagem do presidente foi em deterioro até chegar ao ponto em que Nixon apresentou sua demissão.



1908 - Nasce a escritora francesa Simone de Beauvoir.

Filósofa existencialista, escritora e feminista francesa. Esta foi Simone de BeauvoirEscreveu romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia.
Decidiu aos 15 que seria uma escritora. Teve como mentor intelectual Jacques Champigneulle. Formou-se em filosofia no ano de 1929, com uma tese sobre Leibniz. Nessa época conheceu o filósofo Jean-Paul Sartre, que foi seu companheiro de toda a vida. 

Simone de Beauvoir pertenceu a um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo,  movimento que influenciou a cultura européia e teve repercussões no mundo inteiro. 

Com o livro O Segundo Sexo, foi pioneira no manifesto do feminismo. Na obra propôs novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. 

Morreu em Paris, em 14 de abril de 1986.  

Sem comentários:

Enviar um comentário