sábado, 1 de janeiro de 2011

1 de Janeiro

1986 - Portugal entra na Comunidade Económica Europeia

© AP.               
A 1 de Janeiro de 1986 o país luso entrou na CEE (Comunidade Económica Europeia), tornando-se assim membro de fato da actual União Europeia.

De acordo com as políticas de adesão e os Tratados de Roma (o que se corresponde ao actual Tratado de Lisboa), o processo não foi simples; Portugal preparou sua candidatura a 28 de Março de 1977, sendo que o acordo de pré-adesão foi assinalado seis anos antes da entrada oficial, a 3 de Dezembro de 1980.

Ao mesmo tempo que Portugal, Espanha entrava na CEE depois de ter assinalado a Acta de Adesão de Espanha as Comunidades Europeias a 12 de Junho de 1985. No mesmo dia, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa foi assinalado o Tratado de Adesão; assim, Portugal passou a ser o 11º Estado-Membro da CEE e Espanha o 12º membro.

Esta ampliação foi muito importante para o desenvolvimento das democracias europeias, sendo que Portugal e Espanha acabaram de sair de períodos de ditatoriais e lutaram por consolidar-se como países democráticos fazendo grandes esforços sociais, mudando as políticas essenciais e também a economia e a indústria.

1707- João V coroado rei de Portugal

O monarca João V  subiu ao trono em Lisboa como o rei de Portugal a 1 de Janeiro de 1707; cargo que desempenhou até a data da sua morte no dia 31 de Julho de 1750.

Ao longo do reinado de João V, as relações económicas e os fluxos de emigração aumentaram especialmente com Brasil, rendendo especial interesse a cultura do ouro e do açúcar. Ao mesmo tempo que o monarca reafirmava a aliança com os ingleses.

Sem comentários:

Enviar um comentário