2001 - Último dia da circulação dos escudos
Euro para competir com outros sistemas monetários./AP |
Há nove anos atrás a moeda do euro substituiu a moeda portuguesa, o escudo. Desta forma o dia 31 de Dezembro de 2001 foi o último dia de circulação da moeda nacional de Portugal e também das outras 11 nacionais aderentes a zona Euro.
Os objectivos do Euro foram facilitar as transacções económicas entre diferentes países da União Europeia constituindo uma moeda forte para competir com outros sistemas monetários.
Em 31 de Dezembro de 1998 os países de Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal fixavam a entrada na União Económica e Monetária.
Nos seguintes anos somaram-se a moeda comum do Euro Grécia,Eslovênia, Chipre, Malta Eslováquia.
Para aderir-se ao sistema monetário do euro é necessário cumprir com os critérios de convergência marcados pela União Europeia. De acordo com isto está previsto a entrada de Polônia na zona Euro em 2014.
1821 – Criado o primeiro banco emissor português
O primeiro banco emissor português foi constituído no dia 31 de Dezembro de 1821 com o nome de Banco de Lisboa. Em 1846 daria lugar ao Banco de Portugal, o banco central da República Portuguesa.
Nesta sociedade económica participavam como accionista Henrique Teixeira de Sampaio com 400 acções e Jacinto Fernandes Bandeira, o primeiro barão financeiro português com 100 acções.
O capital inicial do banco foi de 5 mil contos e tinha funções comerciais e emissoras de papel-moeda.
Em 1846 surge o Banco de Portugal pela fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional, tornando-se numa sociedade especializada no financiamento da dívida pública.
Sem comentários:
Enviar um comentário