Em 1994 Nelson Mandela vence as eleições para presidente da África do Sul. Esta foi a primeira eleição multirracial do país. Mandela se manteve no governo de 1994 a 1999. Após este período, se dedicou a organizações de direitos humanos.
A África do Sul ficou por 46 anos (1948 - 1994) sobre o regime do Apartheid, que impedia os negros de ter os mesmo direitos políticos, econômicos e sociais que a minoria branca.
Nelson Mandela era representante do movimento anti-apartheid, aliou-se ao Congresso Nacional Africano (CNA), coordenou campanhas contra o governo. Foi preso em 1962 e após o cumprimento da primeira sentença de 5 anos, foi condenado a prisão perpétua. Devido a campanha da CNA e a pressão internacional que o país estava enfrentando, o então presidente emitiu a ordem de soltura em 1990. No ano de 1993 Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
A realidade do país ainda não é a ideal, mas já se encontra em situação melhor do que em 1990. A África do Sul foi sede da Copa do Mundo de Futebol de 2010, o que resultou em melhorias para o país.
1993 - Fim de Pablo Escobar
Pablo Escobar, considerado um dos maiores traficante de drogas, faleceu aos 44 anos. Natural de Medellín, Colombia, era chefe do Cartel Medellín, responsável pela maior parte de drogas que entrava no México, República Dominicana, Estados Unidos da América, Porto Rico, e outros países da América do Sul e Central.
Conhecido por ser impiedoso, e por agir por intimidação, Pablo Escobar fez sua fama, fortuna e carreira no crime. De acordo com pesquisas, seu maior lucro chegou a ser de um milhão de doláres por dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário