segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

20 de Dezembro

1999 – A colonia portuguesa de Macau tornou-se Região Administrativa Especial da China
A região de Macau foi administrada por Portugal mais de 400 anos, até 20 de Dezembro de 1999, quando foi devolvida à China.
Os portugueses chegaram em Macau em 1516 e estabeleceram aí uma colónia. Macau tornou-se o intermediário comercial mais importante entre Portugal e os países asiáticos.
No século XVIII registaram-se tentativas portuguesas de tornar Macau completamente independente da China, mas apenas em 1887 a China reconheceu oficialmente a ocupação perpétua portuguesa.
Depois de, em 1979, os dois países restabelecerem relações diplomáticas oficiais, iniciou-se a discussão sobre a restituição de Macau à China.
Esta chegou a bom porto dois anos depois e Macau obteve o estatuto de “Região Administrativa Especial da República Popular da China”, tal como a cidade de Hong-Kong, que, há séculos, estava sob administração britânica.
Hoje em dia, o chinês e o português são ambas línguas oficiais em Macau. A província é economica e politicamente independente da China, excepçto na defesa e na política externa.
1699 – O czar Pedro I mudou o ano novo russo de 1 de Setembro para 1 de Janeiro
Esta decisão fez parte da política da modernização e ocidentalização da Rússia pelo czar Pedro I. No período em que este esteve no poder, a Rússia tornou-se um império poderoso na Europa.
Pedro I fez uma grande viagem através da Europa com o objectivo de conseguir alianças com os líderes europeus, durante a qual ficou muito impressionado dos costumes e tradições europeias.
É então que inicia uma adaptação da Rússia à Europa Ocidental, incluindo uma substituição do calendário gregoriano pelo calendário juliano.
1973 – O presidente do governo espanhol Carrero Blanco foi assassinado em Madrid
Luis Carrero Blanco foi um almirante e político espanhol. Era um membro muito importante do governo franquista e, em 1973, foi proclamado presidente do governo espanhol. Apenas seis meses depois morreu num atentado da organização separatista basca ETA.
Artigo produzido por Corinna Domnick.

Sem comentários:

Enviar um comentário