sábado, 18 de dezembro de 2010

18 de Dezembro

1878 - Desmoronamento da torre central dos Jerónimos


Fachada do Mosteiro situado em Lisboa./AP
O grande mosteiro construído a pedido do rei D. Manuel I à Santa Sé, situado na entrada das margens do rio Tejo, sofria um desmoronamento na parte central no dia 18 de Dezembro de 1878.

18 anos antes iniciam-se umas obras de remodelação a cargo do arquitecto Rafael Silva e Castro, o responsável do levantamento e desenho da fachada do Mosteiro. Este arquitecto é substituído e até 1867 aparecem diferentes arquitectos sem aprovação nas propostas sugeridas na reconstrução.

Em 1867 chegam os cenógrafos italianos Rambois e Cinatti, os responsáveis do aspecto da fachada que se pode ver hoje. O propósito deles foi construir os torreões do lado nascente do dormitório dos reis e também a rosácea do coro-alto, e para isso demolir o que for necessário.

No dia 18 de Dezembro estas obras não decorrem com bom sucesso e se dá a derrocada do corpo central do dormitório dos reis, ou seja, da torre central do Mosteiro.

Este monumento foi escolhido pelo rei D. Manuel I para ser ocupado pela ordem dos monges da Ordem de S. Jerónimo é classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Veja imagens do Mosteiro dos Jerónimos aqui.

1965 - Expresso Paris-Lisboa choca em Espanha

Perto da terminal de comboios de Villar dos Álamos, o expresso Paris-Lisboa chocou com o comboio semidirecto Fuentes de Oñoro - Medina delCampo na linha Salamanca -Fuentes de Oñoro. O acontecimento decorreu as 9:11 horas do dia 18 de Dezembro de 1965.

A primeira causa deste acidente foi que o Expresso partiu da última paragem de Salamanca com quatro horas de atraso e como resultado circulava pelas vias ferroviárias numas horas que não devia.

O Expresso não parou na terminal, por este motivo tal vez o acidente pudera ser evitado deixando o semidirecto na linha derivada e não retinido na principal, onde colidiram os comboios. 

Calcula-se que 50 pessoas resultaram feridas e 34 morreram a causa do impacto em Aldehuela de la Bóveda.

A raiz do acidente a estação de ferrocarril (situada nesta altura numa finca) foi fechada.

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