©LauraValmorbida |
1888 - Van Gogh corta a própria orelha
Vincent Van Gogh, pintor holandês e um dos principais nomes na arte, corta a um pedaço da própria orelha esquerda. Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, morou em várias cidades, onde seus fracassos eram constantes. Trabalhou em uma galeria de artes, porém desistiu. Em Amesterdão fez o exame para tentar cursar na Universidade de Teologia, mas não obteve sucesso. Apaixonou-se várias vezes, porém os relacionamentos não eram aprovados pela família.
A primeira obra importante de Van Gogh, Os Comedores de Batata, foi pintada no mesmo ano em que seu pai faleceu. Ainda no ano de 1885, muda-se para Antuérpia, na Bélgica, onde focou-se no estudo das cores e frequentava museus, e conheceu a arte japonesa, que mais tarde o influenciaria.
Van Gogh conheceu Paul Gauguin, artista francês, no ano de 1887, tornam-se admiradores um da arte do outro. Em 1888 muda-se para Arles onde mora com Gauguin, porém suas personalidades diferentes e os problemas do pintor holandês sendo mais visíveis, Gauguin decide ir embora. Na noite do incidente com a orelha de Van Gogh, ele apareceu para Paul Gauguin na rua com uma navalha, fazendo com o que o francês não voltasse para a casa. Acredita-se que essa tenha sido um dos motivos que fez com que o pintor cortasse a própria orelha. É deste momento o auto-retrato com orelha cortada.Após o incidente, o pintor começa a delirar, e é internado no Hospital de Arles, e mais tarde no Hospital Psiquiatrico em Saint-Paul-de-Mausole, na França, lugar que seria fonte de inspiração para diversas telas importantes de Van Gogh.
Em 1890, é liberado e vai morar com seu irmão Theo em Auvers-sur-Oise, na França, após intenso período de criatividade, que foi seguido por uma profunda depressão, Van Gogh comete o suicídio, atirando no próprio peito.
Os acontecimentos na sua vida, o relacionamento conturbado com o pai, o afastamento do amigo Paul Gauguin e o casamento e possível afastamento do irmão Theo, contribuiram para as obras e para as mudanças de estilo de Vincent Van Gogh.
Entre suas obras as que mais se destacam são A Italiana, A Vinha Encarnada, A Casa Amarela, Noite Estrelada, O Velho Moinho e Oliveiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário