segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 de Dezembro

© Laura Valmorbida


1955 - Falece Egas Moniz


O médico e político português, Egas Moniz, faleceu no mês de dezembro de 1955 aos 81 anos de idade. Cursou e concluiu Medicina na Universidade de Coimbra. Na mesma universidade iniciou sua carreira de professor, e no ano de 1911 foi transferido para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Centro de Estudos Egas Moniz foi fundado no ano de 1950 no Hospital Júlio de Matos e em 1957 transferido para o setor de Neurologia do Hospital de Santa Maria.
Responsável pela descoberta que revolucionou a análise do cérebro humano, possibilitando localizar más formações cerebrais. Essa contribuição lhe rendeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949.
Suas atividades políticas também foram relevantes, sendo fundador do Partido Republicano Centrista que mais tarde uniu-se ao Partido Sidonista. No período em que apoiou o regime de Sidonio Pais, foi Embaixador de Portugal em Madrid no ano de 1917 e Ministro dos Negócios Estrangeiros em 1918.
No Hospital de Santa Maria em Lisboa, é possível visitar o Museu Egas Moniz.






1466 - Em Florença, falece Donatello



Em 13 de dezembro de 1466, em Florença,  faleceu Donatello, deixando inacabadas esculturas para a Igreja de São Lourenço que representavam a “Paixão de Cristo”. Donato di Niccoló di Betto Bardi, artista italiano conhecido como Donatello, nasceu na mesma cidade que veio a falecer. Pintor e escultor, especializou-se em mármore, bronze e madeira. Inspirava suas obras, na arte graga e romana. Dentre suas obras, as que se destacam, São Marcos, O Banquete de Herodes, Gattamelata, Profetas, Judite  e Holofernes, Maria Madalena.

Sem comentários:

Enviar um comentário