sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

24 de Dezembro

1524 - Falece o explorador português Vasco da Gama


Túmulo de Vasco da Gama nos Jerónimos.
Três meses após de despenhar o cargo de Vice-rei na Índia, o navegante português nascido em Sines (Setúbal) falecia em Dezembro de 1524 na cidade de Cochim (Kerala).

As grandes viagens e descobrimentos do Gama centram-se em três; na primeira exploração foi o responsável do descobrimento da rota das Índias (já iniciada pelo Bartolomeu Dias, que nesta ocasião também participou), nesta etapa em 1497 Vasco da Gama e sua tripulação baptizaram a costa pela qual navegavam como Nata (actual KwaZulu-Natal em Sudáfrica, em honor ao dia do Natal; a segunda viagem foi feita com buques de guerra para cumprir com os desejos portugueses no Oriente; e finalmente, a terceira viagem foi feita em 1524 para substituir ao vice-rei Duarte de Meneses, e nesta viagem contraíra a malária.

O rei Manuel I nomeou-lhe conde de Vidigueira em 1519, Vasco da Gama tornou-se no primeiro conde português sem sangue real.

Em 1880 as ossadas de Vasco foram trasladadas para o Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Assim o grande explorador repousa ao lado dos reis e os maiores representantes portugueses das Lusíadas como o poeta Luís de Camões (também trasladado ate o Mosteiro)

Veja imagens do Legado arquitectónico de Vasco da Gama aqui.

Veja ilustrações do poema "Os Lusíadas" aqui.

Tradição - Noite da Consoada

A noite de 24 para 25 é tradição popular marcar reuniões familiares para fazer um jantar especial e no final, após a meia-noite trocar os presentes do Pai Natal. Neste convite nunca falta o Bolo-rei.

Além do jantar, de acordo com a tradição da Igreja Católica, os fieis participam na Missa do Galo para comemorar o nascimento de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário