1941: Ataque à base naval de Pearl Harbour, no Hawai
Sem declaração prévia da guerra, na madrugada do dia 7 de Dezembro de 1941, o Japão atacou a base naval norte-americana Pearl Harbour a partir do ar. Para os Estados Unidos, que, até esse momento, não participavam na Segunda Guerra Mundial, este ataque constituiu uma tragédia.
A base estava totalmente desprevenida e mais de 2400 pessoas perderam a vida. Este acontecimento marcou a entrada dos EUA no conflito.
Este ataque foi um dos primeiros em que as forças japonesas utilizam os temidos combatentes Kamikases. Lançando-se sobre os alvos com os seus aviões e suicidando-se, esses soldados foram uma perigosa arma e muito difícil de deter.
Actualmente existe um monumento em memória no lugar onde, durante o ataque, a USS Arizona, um dos couraçados maiores e mais fortes da época, se afundou.
1903: Movimento grevista dos metalúrgicos
O movimento grevista do sector metalúrgico iniciou-se a 7 de Dezembro, mantendo-se durante todo o mês e dando lugar a confrontos violentos com a polícia. As greves começaram na “Empresa Industrial Portuguesa” e fizeram parte de um movimento de revoltas em todo o país contra a pressão fiscal e o aumento de preços dos alimentos.
1987: Brasília, Património Cultural da Humanidade
Pela sua importância para a história da Arquitectura, a UNESCO declarou a cidade de Brasília, no Brasil, Património Cultural da Humanidade. No período da sua construção, a cidade foi um modelo elogiado pela arquitectura moderna da época.
Sem comentários:
Enviar um comentário