terça-feira, 21 de dezembro de 2010

21 de Dezembro

1805 – Manuel Maria Barbosa du Bocage morreu em Lisboa

Um dos poetas portugueses mais importantes do século xvii morreu há exactamente 205 anos. Manuel Maria Barbosa du Bocage foi representante do arcadismo, uma forma do neoclassicismo português, e tinha como grande modelo o famosíssimo poeta Luís de Camões.

Nasceu em Setúbal, em 1765, e deixou cedo a família para ir para o exército. Na Marinha, foi enviado para a Índia e passou alguns anos em Goa e em Macau. Depois de regressar a Portugal, dedicou-se intensivamente à poesia. Em 1791, publicou o seu primeiro livro de poemas Rimas.

A fase mais produtiva de Bocage foi, ao mesmo tempo, um período de boémia e aventura. Era famoso pelo seu estilo rebelde e satírico, símbolo da irreverência e da luta contra o despotismo. Os seus versos eróticos e burlescos circularam mundialmente. Hoje em dia, é visto como um dos melhores poetas de Portugal e os seus sonetos estão entre os mais bonitos da língua portuguesa.


1937 – Estreia do filme Branca de Neve e os setes anões, de Walt Disney

Este filme foi a primeira longa-metragem de animação a ser projectado nos cinemas mundiais. Foi produzido nos estúdios Disney e seguiu o modelo do conto de fadas Branca de Neve, dos irmãos Grimm.

Com este filme, Walt Disney assumiu um novo desafio e demonstrou que poderia ter sucesso com um filme animado. Até àquele momento, nos cinemas passavam apenas cartoons breves no anteprograma. A produção do filme foi cara: durou três anos e, em alguns momentos, um total de 750 artistas trabalharam no filme.

Naquele período, Branca de Neve e os setes anões foi o filme com mais sucesso no mundo e até hoje está entre os cem melhores filmes de todos os tempos. O seu grande sucesso foi a base para muitas outras produções animado dos estúdios Disney.

Sem comentários:

Enviar um comentário