Um dos poetas portugueses mais importantes do século xvii morreu há exactamente 205 anos. Manuel Maria Barbosa du Bocage foi representante do arcadismo, uma forma do neoclassicismo português, e tinha como grande modelo o famosíssimo poeta Luís de Camões.
Nasceu em Setúbal, em 1765, e deixou cedo a família para ir para o exército. Na Marinha, foi enviado para a Índia e passou alguns anos em Goa e em Macau. Depois de regressar a Portugal, dedicou-se intensivamente à poesia. Em 1791, publicou o seu primeiro livro de poemas Rimas.
A fase mais produtiva de Bocage foi, ao mesmo tempo, um período de boémia e aventura. Era famoso pelo seu estilo rebelde e satírico, símbolo da irreverência e da luta contra o despotismo. Os seus versos eróticos e burlescos circularam mundialmente. Hoje em dia, é visto como um dos melhores poetas de Portugal e os seus sonetos estão entre os mais bonitos da língua portuguesa.
1937 – Estreia do filme Branca de Neve e os setes anões, de Walt Disney
Este filme foi a primeira longa-metragem de animação a ser projectado nos cinemas mundiais. Foi produzido nos estúdios Disney e seguiu o modelo do conto de fadas Branca de Neve, dos irmãos Grimm.
Com este filme, Walt Disney assumiu um novo desafio e demonstrou que poderia ter sucesso com um filme animado. Até àquele momento, nos cinemas passavam apenas cartoons breves no anteprograma. A produção do filme foi cara: durou três anos e, em alguns momentos, um total de 750 artistas trabalharam no filme.
Naquele período, Branca de Neve e os setes anões foi o filme com mais sucesso no mundo e até hoje está entre os cem melhores filmes de todos os tempos. O seu grande sucesso foi a base para muitas outras produções animado dos estúdios Disney.
Sem comentários:
Enviar um comentário