1959: Inauguração da linha metropolitana em Lisboa
A ideia de uma linha metropolitana para Lisboa nasceu em 1888, até à sua realização passaram aproximadamente mais 70 anos. As obras começaram em 1955 e, quatro anos depois, no dia 29 de Dezembro de 1959, a linha do metropolitano de Lisboa foi inaugurada.
A linha original tinha forma de Y e separava-se em três troços. Por um lado, de Sete Rios (actualmente, a estação Jardim Zoológico) à Rotunda (hoje, Marquês de Pombal) e, por outro, de Entre Campos à Rotunda. As duas linhas confluindo num troço comum da Rotunda aos Restauradores.
No primeiro ano da existência do Metro, já foram transportadas 15,3 milhões de pessoas.
Hoje em dia, uma rede de quatro linhas com 52 paragens atravessa a cidade. Tem um comprimento de 39,6 quilómetros e cada ano transporta mais de 175 milhões de passageiros.
Quando foi inaugurada, a linha metropolitana de Lisboa era a vigésima quinta do mundo. O primeiro foi o metropolitano de Londres, construído em 1863. A ideia foi apresentada pelo advogado britânico Charles Pearson.
1978: Fim do Franquismo e início da República Monárquica espanhola
No dia 29 de Dezembro, entrou em vigor a Constituição espanhola ratificada no dia 6 de Dezembro de 1978. Com isso, depois de 40 anos de ditadura franquista, a Espanha tornou-se num país democrático. A partir deste momento, é governada por uma Monarquia Constitucional Parlamentar.
Os máximos actores de controlo deste modelo democrático são os seguintes: o chefe de Estado, o rei Juan Carlos, que exerce um cargo segundo o disposto no poder parlamentar e do governo executivo; e um presidente do Governo, que na actualidade é José Luis Rodríguez Zapatero.
_____________________________
Este artigo foi produzido por: Corinna Domnick
Sem comentários:
Enviar um comentário