1640 - Dom João IV é coroado rei de Portugal na Restauração do trono português
Sarah Souza |
Dom João IV de Portugal e II de Bragança foi o vigésimo primeiro rei português e o fundador da dinatia de Bragança. Entrou para a história como o rei "reastaurador" por ter retomado a independência nacional de Portugal que, de 1580 a 1640, esteve sob domínio do ramo espanhol da casa de Habsburgo.
Em 1578, o rei de Portugal Dom Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. O país ficou, assim, sem governante pois Dom Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos. Por falta de herdeiros diretos quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de Dom Sebastião, mas só reinou durante dois anos. Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, Rei de Espanha, foi escolhido como o novo Rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da Infanta Dona Isabel e também neto do Rei português Dom Manuel, por isso tinha direito ao trono. Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como “domínio filipino”. Os reis desse período governaram Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
No entanto, os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afetados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; o Império português era ameaçado por Ingleses e Holandeses e os Reis Filipinos nada faziam. E, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do Rei espanhol. Eram apenas quarenta homens, "os conjurados", um grupo de valentes portugueses, que se organizaram clandestinamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário