© SarahSouza |
1883 - Nasce José Leonardo Coimbra, político e filósofo português.
Nascido na freguesia de Borba de Godim, Lixa, José Leonardo Coimbra foi filósofo, político e professor de destaqu.
Enquanto Ministro da Instrução Pública de um dos governos da Primeira República Portuguesa, lançou as Universidades Populares e a Faculdade de Letras do Porto. Como pensador, foi o responsável pela fundação do movimento Renascença Portuguesa, em 1912. Partiu dele também a idéia do intelectualismo essencialista e idealista que reconhecia a necessidade de reintegrar o saber com a metafísica e a religião,
Ao lado de Jaime Cortesão, Cláudio Bastos e Álvaro Pinto, fundou em 1907 a "Nova Silva" de orientação anarquista. No ano seguinte fundou uma intistuição de inspiração huguesca, a Sociedade dos Amigos do ABC que tinha por objetico combater o analfabetismo.
Além disso, foi um dos maiores impulsionadores do Espiritismo em Portugal, tendo feito parte da mesa do I Congresso Espírita Português, realizado em Lisboa, em maio de 1925.
Faleceu em 1936, na cidade do Porto.
2006 - Ditador Iraquiano Sadam Houssein é executado em Bagdá
O ex-ditador governou o Iraque de 1979 até sua queda, em abril de 2003. Foi executado após ser declarado culpado por crimes contra a humanidade.
Saddam era acusado de ter ordenado e executado as campanhas militares de Anfal, no norte do Curdistão, entre 1987 e 1988, que provocaram a morte de 180 mil curdos.
O julgamento durou mais de um ano e foi denunciado pelos defensores de Saddam e por juristas estrangeiros como um "processo político" duvidoso . Durante os trâmites ocorreram suspeitos assassinatos de juízes e advogados, e, a imparcialidade do tribunal foi muitas vezes questionada.
Ao ser divulgado o veredicto, no dia 5 de novembro, o xeque Al Nadawi, líder do grupo tribal Baigat, ao qual pertencia o ex-ditador, previu: Saddam "viveu como um herói e morrerá como um herói".
Os advogados do ex-ditador lutaram até o final para tentar evitar a execução, recorrendo inclusive à Justiça dos Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário