terça-feira, 30 de novembro de 2010

30 de Novembro

1935 – Morre em Lisboa Fernando Pessoa

Estátua de Fernando Pessoa em Lisboa./HS
O grande escritor Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa morreu em 30 de Novembro de 1935 em Lisboa, na mesma cidade onde nasceu quarenta e sete anos atrás. Sua morte prematura, provavelmente aconteceu em função das doenças produzidas a causa da cirrose hepática que apresentava.

Neste mês de Novembro se assinalam os 75 anos da morte do poeta igualmente conhecido pelos seus principais heterónimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Estes heterónimos servira-lhe para desdobrar sua personalidade de acordo com sua visão múltipla do mundo que ao mesmo tempo é unitária.

Fernando Pessoa começara a obra poética em 1905, quando voltou para Lisboa a frequentar um curso superior de letras. Durante estes anos escreve poemas em inglês e entra em contacto com grandes escritores portugueses; ao mesmo tempo que se interessara na obra de Cesário Verde e pelos sermões do Pai Antônio Vieira.

No âmbito profissional desempenhara labores jornalísticas, de publicidade, dentro no âmbito do comercio (como tradutor nas casas comerciais) e sobre tudo na área da literatura. Esta última tornou-lhe numa figura de referência ao nível europeu e internacional.

2004 - Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República

Jorge Sampaio durante a conferência da Aliança das
Civilizações em Rio de Janeiro este ano/AP
A consequência da crise política portuguesa vivida em 2004, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anunciava a dissolução da Assembleia e o governo em funções.

Quatro meses antes da dissolução o primeiro-ministro social-democrata, José Manuel Durão Barroso, demitia pela negativa do Presidente de convocar novas eleições. Assim surgiu uma grande protesta do bloco da esquerda na qual também demitiu o líder socialista Eduardo Ferro Rodrigues.

Com esta decisão convocou-se novas eleições em Fevereiro de 2005.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

29 de Novembro



1874 - Nasce Egas Moniz, primeiro Premio Nobel português


Estátua de Egas Moniz no Hospital Santa Maria de Lisboa
Em 29 de Novembro de 1874 nasceu em Avanca o Prémio Novel, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz. De jovem recebera uma educação académica de seu tio, e decidira estudar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1902. Oito anos mais tarde, em 1911, tornou-se catedrático de Neurologia em Lisboa. Nesta mesma cidade ele trabalhou no Hospital Santa Maria como médico.

Foi o mentor da lobotomia, e sua trajectória profissional é reconhecida com numerosos prémios; em 1949, foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina, partilhando com Walter Rudolf Hess; recebeu a Grã-cruz da Instrução e Benemerência portuguesa e também uma Grã-cruz da Reina Isabel Católica de Espanha; e foi nomeado Honoris Causa pela Universidade de Bordeaux e Lyon.

O Prémio Nobel foi membro de numerosas instituições, como a Academia das Ciências de Lisboa, ou da Academia de Medicina de Madrid; sendo o primeiro doutor presidente da Sociedade Espanhola de Neurocirurgia.
Em 1938, um paciente disparou-lhe oito tiros, deixando a Egas Moniz com uma paralise irreversível. Foi onze anos depois quando recebeu o Prémio Nobel pelas suas contribuições e descobrimento da lobotomia.

António Egas Moniz morreu em 13 de Dezembro de 1955.

domingo, 28 de novembro de 2010

28 de Novembro


1944 - Assinado o Acordo Luso-Americano dos Açores

De acordo com a política portuguesa de neutralidade colaborante com as potências aliadas, Portugal e Estados Unidos assinaram um tratado na fase final da Segunda Guerra Mundial. Com este acordo EUA tinha via verde para construir e utilizar uma base naval e aérea na Ilha de Santa Maria, nos Azores.

Esta foi a primeira presença norte-americana nos Açores que permitiu o aceso ao arquipélago açoriano. Este acordo foi precedido de um outro com Grã-Bretanha que serviu para conceder ao governo britânico autorização para criar Lajes em uma base naval no período da Segunda Guerra.
1975 - É proclamada a República de Timor-Leste
O antigo Timor Português tornou-se, no dia 28 de Novembro, na República Democrática de Timor-Leste. Nesta altura a colónia portuguesa proclamava a independência a Portugal, para três dias depois ser invadido pela Indonésia.
A história local da costa do Timor fixa a entrada dos portugueses aproximadamente no ano 1515, com o propósito de obter madeira de sândalo ate terminar com este recurso por causa da sobreexploração. A localização tornava o Timor num ponto estratégico na Segunda Guerra Mundial, por isso os holandeses e os australianos invadiram esta zona na II Guerra Mundial.
As forças militarias da Indonésia ficarem durante mais de três décadas neste território e por isso até 1999 as Nações Unidas considerava Timor-Leste como território português por descolonizar; em 30 de Agosto deste ano, quase a totalidade dos cidadãos optou pela independência em referendo proposto pelas Nações Unidas.
Segundo o direito internacional, só a 20 de Maio de 2002, o Timor Português deixou de existir oficialmente como uma colónia e proclamou-se na República Democrática de Timor-Leste.
Localização geográfica no sudeste asiático.

sábado, 27 de novembro de 2010

27 de Novembro


1807 - A família real portuguesa embarca para o Brasil



A Corte Portuguesa partiu em três dias.
A consequência do Tratado de Fontainebleu assinalado entre Espanha e França a corte real portuguesa fugiu para Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de Novembro. Nesta altura Portugal faz comércio com Grã-Bretanha incumprindo o bloqueio comercial feito por Napoleão Bonaparte; este facto foi decisório para invadir Portugal.

No dia 27 de Novembro Godoy (valido de Carlos IV de Espanha) assinava o Tratado para entrar militarmente no território português; pretendendo dividir o país em três partes a partilhar entre Espanha e França; a zona norte, para entregar a Etrúria; o centro, para negociar com Grã-Bretanha a câmbio de Gibraltar e Trindade; e o sul para Godoy. O resto das colônias ficava para um acordo posterior.

A Família Real partiu no dia 27 e o resto até o dia 29; em total, 15.000 pessoas foram ao Brasil, onde quedaria fixada a Corte Portuguesa até 1821.

1199 - É fundada a cidade da Guarda, Portugal, através do Foral de D. Sancho I

A cidade portuguesa mais alta de Portugal foi fundada no dia 27 de Novembro de 1199. Guarda é situada a 1056 metros de altitude e situa-se na região centro de Portugal, delimitando-se a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, e ao sul por Belmonte e pela Covilhã.

Em 1199 o rei D. Sancho I fundou a cidade com o propósito de servir de centro administrativo de comércio, organização e defensa da fronteira da Beira contra os Reinos da Meseta do centro da Península (Leão, Castela e Espanha), por este motivo pôs o nome de Cidade da Guarda.

É conhecida como a cidade dos 5 F’s; forte, farta, fiel e formosa. No 2002 a Federação Europeia de Bioclimatismo atribuiu á Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica".


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

26 de novembro

1807 - Uma viagem Real 
Em 26 de novembro de 1807 iniciou-se a viagem do príncipe regente Dom João e sua corte em direção ao Brasil. Outros 12 mil portugueses abandonaram seu país em direção ao solo brasileiro. É criado então, o Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil, que culminaria anos mais tarde na independência brasileira.

1948 - Nasce o cantor português Fausto
Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias nasceu em 26 de novembro de 1948, a bordo do navio Pátria que navegava entre Portugal e Angola. E, por isso, foi naturalizado em Vila Franca das Neves que pertencente ao concelho de Trancoso.

Foi nesta freguesia portuguesa que o cantor e compositor formou a sua primeira banda: Os Rebeldes. Lançou seu primeiro álbum anos mais tarde, em Lisboa, durante o período em que estudava Ciências Políticas e Sociais. 

Autor de doze discos gravados entre 1970 e 2005, é considerado um dos mais importantes nomes da música portuguesa popular.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

25 de novembro

1845 - Nasce Eça de Queirós

Um dos mais importantes escritores lusos nasceu em 25 de novembro de 1845: José Maria Eça de Queirós. 

Filho natural do magistrado José Maria de Almeida Teixeira de Queirós e de Carolina Augusta Pereira de Eça, foi registrado como filho de mãe desconhecida e viveu até os dez anos na casa dos avós paternos, apesar de os pais terem se casado após seu nascimento.

Estudou no Colégio da Lapa, na cidade do Porto até ingressar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1861. Teve como colegas de curso outras personalidade portuguesas de destaque como Teófilo Braga e Antero de Quental. Nessa época publicou seus primeiros textos que mais tarde foram reunidos em "Prosas Bárbaras".

Eça pode ser considerado um grande renovador do romance pois abandonou a linha romântica e estabeleceu uma visão critica da realidade. Afastou-se do estilo clássico e deu  as frases maior simplicidade. Inovou, mudando a sintaxe e a combinação das palavras. 

Entre suas obras mais importantes estão  "Os Maias", "O Primo Basílio", "Correspodência de Fradique Mendes" e "O crime do Padre Amaro". Este último é considerado o melhor romance realista portugês do século XIX. 

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

24 de Novembro

1700 – Filipe de Anjou torna-se rei da Espanha

No dia 24 de Novembro de 1700, Luís XIV, o rei absolutista da França, proclamou o seu neto Filipe de Anjou rei de Espanha em Madrid. Esta declaração seguiu a decisão testamental de Carlos II de Espanha, que morreu no primeiro de Novembro. Contudo, os Habsburgos austríacos e outros países europeus negaram o direito de Filipe V à coroa espanhola, o que provocou a Guerra da Sucessão espanhola de 1700 até 1713/14.

Portugal entrou na guerra em 1703. Para evitar uma união dinástica de França e Espanha, Pedro II entrou numa aliança anglo-alemã. No fim, Filipe V ganhou a coroa espanhola. Outra grande vencedora foi a Inglaterra, porque os tratados de paz contribuíram para o crescimento do poder político e económico britânico.

1936 – Reforma do ensino primário na ditadura salazarista

Pouco depois de tomar o poder, o governo de Salazar pôs em prática uma reforma escolar. Foram encerradas várias escolas e, em vez delas, criaram-se postos escolares centrais. Muitos professores foram substituídos por novos regentes escolares, que foram habilitados pouco antes com a nova instrução e as novas regras do ensino.

O conteúdo do ensino foi centralizado e ideologizado. Para todos os alunos era obrigatório participar na Mocidade Portuguesa.

1991 – Freddie Mercury morreu de SIDA

Como cantor da banda inglesa Queen, Freddie Mercury tornou-se um dos cantores de música rock mais famosos dos anos 70 e 80. Morreu no dia 24 de Novembro de 1991 de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), apenas um dia depois de comunicar o seu estado de saúde oficialmente ao público. Trabalhou com os membros da sua banda e produziu novas canções até pouco tempo antes da sua morte. A banda Queen é uma das mais famosas do mundo. Canções como "We are the champions", "We will rock you" e a "Bohemian rhapsody" são sucessos mundiais até hoje.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

23 de Novembro

1859 – Billy The Kid

Em 23 de novembro de 1859 nascia Henry McCarty, mais conhecido como Billy The Kid, uma lenda na história dos Estados Unidos da América. Viveu apenas até seus 21 anos, mas seu histórico de crimes data desde cedo. Aos 14 anos já havia sido preso por roubo, e aos 17 anos se tem registro do seu primeiro homicídio. Esteve envolvido em dezenas de combates e tiroteios, e se estima que tenha assassinado mais de 20 pessoas. Participou como líder de um grupo de assassinos na Guerra do Condado de Lincon, no Novo México, que foi uma guerra entra duas facções de comerciantes. Billy saiu ileso desta batalha, e logo voltou a atividade de furtar os gados da região.

Billy foi morto por Pat Garret, que já fora seu parceiro e tornou-se xerife, em uma emboscada no ano de 1881, na cidade de Fort Summer, no Novo México. Esta cidade abriga hoje o Museu Billy The Kid. Existem três cidades norte-americanas que brigam pelo registro de nascimento do herói-bandido, Nova Iorque, Indiana e Missouri.

1944 – Primeira Doutora em Ciências Biológicas

Leopoldina Ferreira Paulo, neste ano de 1944, foi a primeira mulher da história da Universidade do Porto a receber o titulo de Doutora em Ciências Biológicas. A tese que lhe possibilitou receber este título é: “Alguns caracteres morfológicos das mãos dos portugueses.” A Universidade do Porto é considerada hoje a maior do país.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

22 de Novembro

1963 – Kennedy assassinado

John Fitzgerald Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos da América, é assassinado com um tiro na cabeça, no Texas. Lee Harvey Oswald, foi considerado o autor do disparo, acusado e preso, foi morto dois dias depois do assassinato.
Kennedy tomou posse do cargo de Presidente no ano de 1961 pelo Partido Democrata. Era conhecido pelo carisma e simpatia, ficou marcado, dentre outras coisas, por lançar o desafio de enviar o homem à lua.

1968 – The Beatles

O White Album (Álbum Braco) considerado o melhor álbum dos Beatles e um dos melhor da história do rock&roll, foi lançado pela Apple Records. O álbum não possui um nome oficial, e recebeu este apelido devido à capa, que é toda branca somente com o nome da banda, obra do artista Richard Hamilton.

21 de Novembro

1694 – Voltaire

Nasce no dia 21 de novembro, um dos nomes mais lembrados do Iluminismo, o francês Voltaire. Responsável pelas ideias que deram origem ao que conhecemos como Liberalismo, onde o a vontade da maioria prevalece. E também foi conselheiro de alguns reis. Autor de obras como Édipo, Tratado Sobre a Tolerância e A Princesa da Babilônia. Em Genebra é possível visitar o Instituto e Museu Voltaire.

1783 – Primeiro vôo de balão

Os responsáveis pelo primeiro vôo registrado de balão de ar quente foram dois cientistas franceses. No ano de 1783, Jean François Pilatre e François-Laurent d’Arlandes conseguiram concretizar uma de suas invenções. O balão de ar quente existe até hoje.

sábado, 20 de novembro de 2010

20 de Novembro

1910 - Morre Leon Tolstoi

O escritor russo Leon Tolstói morreu aos 82 anos de pneumonia, após decidir embarcar em um trem e viajar sem rumo. Autor de “Guerra e Paz” foi considerado um grande nome da literatura russa do século XIX.
Além de sua fama como escritor, Tolstói ficou famoso por ser um pacifista, cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e os governos, pregando uma vida simples e próxima da natureza.

1959 - Nações Unidas aprovam a Declaração Universal dos Direitos da Criança

A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas. A declaração tem como base e fundamento os direitos a liberdade, educação, lazer e convívio social das crianças.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

19 de Novembro

1990 - Assinado Tratado das Forças da Europa

Líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do Pacto de Varsóvia assinaram o Tratado das Forças da Europa. A partir deste dia, os signatários do documento deixaram de agir como adversários e passaram a considerar a segurança como algo indivisível.

1600 - Nasce rei Charles I da Inglaterra

Charles I foi rei da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda desde 27 de Março de 1625 até à sua morte. Seu nome tornou-se famoso pela luta que travava contra o Parlamento Inglês, porque era um defensor do direito divino dos reis.

18 de Novembro

Monumento aos Descobrimentos onde
aparece Bartolomeu Dias.
1488 - Bartolomeu Dias descobre o cabo da Boa Esperança


Bartolomeu Dias foi o explorador português que dobrou, pela primeira vez na história, o extremo sul de África (o cabo das Tormentas), chegando ate o Índico a partir do Atlântico. Este facto transformou-o no cabo da Boa Esperança.


Segundo as crónicas da época, os marinheiros sofreram violentas tempestades, por isso Dias pôs o nome de cabo das Tormentas, mas o rei João II de Portugal mandou mudar porque mostrava a ligação entre o Atlântico e o Índico, prometendo a chegada á Índia.

Dom João II confiou-lhe o comando de duas caravelas e ele atingiu a costa da actual Namíbia, na viagem de regresso descobriu o cabo das Tormentas, onde ironicamente morreu 11 mais tarde num naufrágio.

Acompanhado do Vasco da Gama, Bartolomeu Dias  contribuiu ao descobrimento da rota marítima das Índias em 1497.

1928 - Surgimento do desenho animado Mickey Mouse

Há 81 anos, estreia-se em Nova Iorque o filme Steamboat Willie, com o rato Mickey, de Walt Disney; um filme a preto e branco que serviu para imortalizar o Rato Mickey. Foi a primeira fita de desenhos animados onde Mickey Mouse fez oficialmente sua aparição.

Alguns meses antes estreia-se o filme Plan Crazy, mas Disney não considerou um lançamento do rato por ser um filme mudo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

17 de Novembro

Nova secção do blog Digital Quatro para apresentar os conteúdos nos quais o grupo está a trabalhar e não pode apresentar no portal MSN por erros técnicos.
A continuação os fatos históricos em destaque deste dia! e siga-nos no Twitter!

1717- Construção do Convento de Mafra

Existem muitas lendas sobre este convento que albergou a mais de 300 frades da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida no século XVIII. O inicio deste projecto (como construção) surgiu da promessa de D. João V para o bom sucesso na concepção de um filho que tardava em chegar; finalmente, em 1711 nasceu a princesa Maria Bárbara.

Esta construção de referência  do barroco português começava no dia 17 de Novembro de 1717 concluindo em 1737; e realizou-se a sua sagração em 1730.

O último rei português, D. Manuel II, partiu deste Palácio-Convento para o exílio a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República.

1869 – Inauguração Oficial do Canal do Suez

Após de dez anos de obras era inaugurado, no dia 16 de Novembro, o Canal de Suez, hidrovia que interligou o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. As dificuldades da construção foram imensas, estimando a morte de mas de 120.000 operários no canal.

Portugal não esteve oficialmente, mas a inauguração foi presenciada por Eça de Queiroz que publicou no Diário de Notícias o relato do acontecimento com o título De Port-Said a Suez.

Este canal marítimo passa por três lagos; ao sul os lagos Amargos, o lago Tismah e no norte o lago Manzala. Em total 162 quilómetros vão através dos lagos ligando Suez com Port-Said.

Capítulo IV: Shoot the faith!

A nova era digital traz consigo uma revolução nos conflitos sociais, nas opiniões e no funcionamento das grandes estruturas da sociedade.


Com as novas tecnologias nasce a contradição entre o universal e o particular; alias, ao mesmo tempo concorrem inteligência humana e inteligência tecnológica. Nesta concorrência todas as pessoas intentam ter aceso com a mesma velocidade das novas circulações de informação.


Deste âmbito convergem dois tipos bem diferentes de inteligência com a esperença (mediante a tecnologia) de conhecer a história e tudo o que está acontecer no mundo.

Segundo as opiniões de Molefi Kete Asanta neste caminho á democracia tornou-se crítica, numa força transformadora. Todos os conhecimentos estão em plataformas.

Aliás, Kete diz que outro dos problemas é a continuidade da identidade das pessoas (entendido como as línguas, tradições...) O ataque a identidade é muito preocupante é não se pode esquecer porque as novas políticas estão atacar os desejos e direitos das masas de opinião.

As novas comunidades online tornaram um perigo para os políticos e servem-se delas para continuar o controlo dos cidadãos. Aliás, o conceito da justiça mudou para ser bem diferente.


Estes temas fossam debatidos na conferência apresentada por Laura Bettencourt Pires; Molefi Kete Asante - The ordeal of Citizenship in an Era of Digitalization; e António Simões - The Making of Citizenship, the Digital Age, and the Information Highway.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 de Novembro

1922 – Aniversário de José Saramago, escritor Português

A sua morte, em este ano, entristeceu o mundo literário.

José Saramago, um dos autores Portugueses mais famosos, a partir do seu nascimento no dia 16 de Novembro de 1922, publicou muitas obras conhecidos. Era Jornalista e crítico, dramaturgo, contista, poeta e romancista.

Na Ditadura Salazarista escrevia para o Diário das Notícias e era membro do Partido Comunista. Só depois da Revolução dos Cravos começou a escrever romances, entre muitas outras obras famosas como Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) e O Ensaio sobre a Cegueira (1995), de que, no ano 2008, o realizador Fernando Meirelles tirou um filme.

Sobretudo nos seus últimos anos José Saramago era um espírito muito crítico à situação política de vários países e à Igreja Católica. Com a sua posição crítica à política de Israel e comparações com o Nazismo evocou acusações do anti-semitismo e uma discussão controversa.

Para seus romances Saramago recebi vários prémios nacionais e internacionais, entre outros, o Prémio Camões e, como primeiro autor Português, o Prémio Nobel da Literatura. A partir do ano 1999, o Prémio Saramago tem o seu próprio nome.

1953 – «Tratado de amizade e consulta» com o Brasil

57 anos atrás, foi assinado o primeiro Tratado de amizade e consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil. Foi celebrado no Rio de Janeiro, no dia 16 de Novembro em 1953.

Era um de muitos acordos e contratos de cooperação política, económica e cultural. Poucos anos atrás, em 2000, foi substituído do novo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países.

Os Objectivos fundamentais de esses tratados são, entre outros, «o desenvolvimento económico, social e cultural, o estreitamento dos vínculos entre os dois povos e a consolidação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.»

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 de Novembro

1889 – Proclamação da República do Brasil


Mais de 60 anos depois da Declaração da independência do Brasil, a monarquia tornou-se uma república.


Entre os fatores que levaram o império a perder apoio, destacam-se os sérios atritos dos conservadores com a Igreja Católica, a perda de apoio político dos grandes fazendeiros em vitude da abolição da escravatura, a crise econômica que assolou o país após a Guerra do Paraguai e a exigência de mais liberdade oriunda do povo brasileiro.


Na noite do dia 15 de Novembro 1889, o então Imperador Dom Pedro II foi derrubado num golpe de Estado sem violência. A República do Brasil foi proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca.



1889 – Aniversário de Manuel II


Dom Manuel II, último Rei de Portugal, nasceu no dia 15 de Novembro de 1889, no Palácio de Belém em Lisboa, cerca de dois meses após seu pai assumir o trono de Portugal.


Em 1907, com o título de infante, iniciou os seus estudos de preparação para seguir carreira na Marinha. No entanto, a sua carreira naval foi inesperadamente interrompida um ano depois. O pai e o irmão mais velho de Dom Manuel II foram assassinados em um cruel atentado.


O infante tornou-se assim Rei de Portugal. A sua primeira decisão consistiu em reunir o Conselho de Estado e demitir o Primeiro-Ministro João Franco, cuja política de força foi considerada responsável pela tragédia. Nomeou então um governo de aclamação partidária, presidido pelo Almirante Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Esta atitude acalmou momentaneamente os ânimos mas acabou por enfraquecer a posição monárquica, pois foi vista como fraqueza por parte dos republicanos.


Em 1910, Dom Manuel foi exilado após ser destituído e a República Portuguesa ser proclamada.