sexta-feira, 5 de novembro de 2010

5 de Novembro

1929 – O primeiro cateter cardíaco

Para experimentar novas formas de terapia do coração, no verão de 1929 o jovem médico alemão Werner Forßmann aplicou um cateter no seu próprio coração.

Teve de trabalhar sozinho e clandestinamente, porque não havia ninguém que quisesse acompanhá-lo nesta tentativa perigosa. Até àquele momento, ninguém se atrevia a tocar no «móbil da vida», mesmo que já se operasse o cérebro.

Mas Forßmann fez sucesso. No dia 5 de Novembro, publicou os resultados do trabalho e das suas experiências numa revista.

Contudo, ninguém acreditava no êxito daquele método e o colégio de médicos riu-se de Forßmann, mais do que lhe prestou atenção.

Só dez anos mais tarde alguns investigadores americanos descobriram a importância do trabalho do jovem médico. Em 1956, quase 27 anos mais tarde, Werner Forßmann recebeu o Prémio Nobel pelo seu êxito.

1936 – Monopólio à venda

Compro o Rossio. Mas Campo Grande não vale.

Quem é que não conhece estas afirmações? O jogo Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais famosos ­do mundo.

O americano Charles Darrow inventou-o em 1932 e vendeu-o à empresa de jogos Parker Brothers. No dia 5 de Novembro de 1936, esta apresentou o jogo pela primeira vez. A partir dos anos 50, estava à venda também em Portugal.

O objectivo do jogo é simples: fazer o máximo dinheiro possível. Como jogar: comprar e vender ruas e avenidas, casas e hotéis e, enquanto isso, forçar os parceiros à insolvência.

Com esta estratégia simples, o Monopólio tornou-se um verdadeiro successo. Hoje está à venda em mais de 100 países, em 37 línguas e em muitas versões regionais, locais, para crianças e muito mais.

2006 – Pena capital para Saddam Hussein

Exactamente quatro anos atrás, no dia 5 de Novembro de 2006, o ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, foi condenado à morte.

Foi acusado dum massacre do povo chiita no ano 1982, em que morreram aproximadamente 150 pessoas. Mais outras acusações: genocídio, crimes contra a humanidade, crimes da guerra.

Saddam Hussein era presidente do Estado do Iraque desde 1979. Era líder duma ditadura cruel e participou na primeira e na segunda Guerra do Golfo.

No ano 2003, argumentando que Hussein protegia organizações terroristas e que o Estado possuía armas de destruição em massa, tropas dos EUA e das nações aliadas ocuparam o Iraque. Em Dezembro de 2003, encontraram Saddam Hussein no seu refúgio e capturaram-no.

A sentença foi executada no dia 30 de Dezembro de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário