sábado, 27 de novembro de 2010

27 de Novembro


1807 - A família real portuguesa embarca para o Brasil



A Corte Portuguesa partiu em três dias.
A consequência do Tratado de Fontainebleu assinalado entre Espanha e França a corte real portuguesa fugiu para Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de Novembro. Nesta altura Portugal faz comércio com Grã-Bretanha incumprindo o bloqueio comercial feito por Napoleão Bonaparte; este facto foi decisório para invadir Portugal.

No dia 27 de Novembro Godoy (valido de Carlos IV de Espanha) assinava o Tratado para entrar militarmente no território português; pretendendo dividir o país em três partes a partilhar entre Espanha e França; a zona norte, para entregar a Etrúria; o centro, para negociar com Grã-Bretanha a câmbio de Gibraltar e Trindade; e o sul para Godoy. O resto das colônias ficava para um acordo posterior.

A Família Real partiu no dia 27 e o resto até o dia 29; em total, 15.000 pessoas foram ao Brasil, onde quedaria fixada a Corte Portuguesa até 1821.

1199 - É fundada a cidade da Guarda, Portugal, através do Foral de D. Sancho I

A cidade portuguesa mais alta de Portugal foi fundada no dia 27 de Novembro de 1199. Guarda é situada a 1056 metros de altitude e situa-se na região centro de Portugal, delimitando-se a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, e ao sul por Belmonte e pela Covilhã.

Em 1199 o rei D. Sancho I fundou a cidade com o propósito de servir de centro administrativo de comércio, organização e defensa da fronteira da Beira contra os Reinos da Meseta do centro da Península (Leão, Castela e Espanha), por este motivo pôs o nome de Cidade da Guarda.

É conhecida como a cidade dos 5 F’s; forte, farta, fiel e formosa. No 2002 a Federação Europeia de Bioclimatismo atribuiu á Guarda o título de primeira "Cidade Bioclimática Ibérica".


Sem comentários:

Enviar um comentário