A nova era digital traz consigo uma revolução nos conflitos sociais, nas opiniões e no funcionamento das grandes estruturas da sociedade.
Com as novas tecnologias nasce a contradição entre o universal e o particular; alias, ao mesmo tempo concorrem inteligência humana e inteligência tecnológica. Nesta concorrência todas as pessoas intentam ter aceso com a mesma velocidade das novas circulações de informação.
Deste âmbito convergem dois tipos bem diferentes de inteligência com a esperença (mediante a tecnologia) de conhecer a história e tudo o que está acontecer no mundo.
Segundo as opiniões de Molefi Kete Asanta neste caminho á democracia tornou-se crítica, numa força transformadora. Todos os conhecimentos estão em plataformas.
Aliás, Kete diz que outro dos problemas é a continuidade da identidade das pessoas (entendido como as línguas, tradições...) O ataque a identidade é muito preocupante é não se pode esquecer porque as novas políticas estão atacar os desejos e direitos das masas de opinião.
As novas comunidades online tornaram um perigo para os políticos e servem-se delas para continuar o controlo dos cidadãos. Aliás, o conceito da justiça mudou para ser bem diferente.
Estes temas fossam debatidos na conferência apresentada por Laura Bettencourt Pires; Molefi Kete Asante - The ordeal of Citizenship in an Era of Digitalization; e António Simões - The Making of Citizenship, the Digital Age, and the Information Highway.
Sem comentários:
Enviar um comentário