1874 - Nasce Egas Moniz, primeiro Premio Nobel português
Estátua de Egas Moniz no Hospital Santa Maria de Lisboa |
Em 29 de Novembro de 1874 nasceu em Avanca o Prémio Novel, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz. De jovem recebera uma educação académica de seu tio, e decidira estudar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1902. Oito anos mais tarde, em 1911, tornou-se catedrático de Neurologia em Lisboa. Nesta mesma cidade ele trabalhou no Hospital Santa Maria como médico.
Foi o mentor da lobotomia, e sua trajectória profissional é reconhecida com numerosos prémios; em 1949, foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina, partilhando com Walter Rudolf Hess; recebeu a Grã-cruz da Instrução e Benemerência portuguesa e também uma Grã-cruz da Reina Isabel Católica de Espanha; e foi nomeado Honoris Causa pela Universidade de Bordeaux e Lyon.
O Prémio Nobel foi membro de numerosas instituições, como a Academia das Ciências de Lisboa, ou da Academia de Medicina de Madrid; sendo o primeiro doutor presidente da Sociedade Espanhola de Neurocirurgia.
Em 1938, um paciente disparou-lhe oito tiros, deixando a Egas Moniz com uma paralise irreversível. Foi onze anos depois quando recebeu o Prémio Nobel pelas suas contribuições e descobrimento da lobotomia.
António Egas Moniz morreu em 13 de Dezembro de 1955.
Sem comentários:
Enviar um comentário