sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12 de Novembro

1976 – Primeiras eleições autárquicas em Portugal


No dia 12 de Novembro do ano 1976, depois do fim da ditadura salazarista, foram realizadas as primeiras eleições autárquicas em Portugal.

Tiveram lugar dois meses depois da formação do primeiro Governo do jovem Estado. O Governo foi presidido do Mário Soares, o primeiro Presidente da República era Ramalho Eanes.

Nas eleições autárquicas elege-se a câmara e a assembleia municipal, assim como a assembleia da freguesia em sufrágio universal direito.

Nessas primeiras eleições, o PS e o PSD foram vencedores: ambos os partidos conquistaram a maioridade em 115 das 308 autarquias, dando a presidência às câmaras municipais. A APU, coligação do PCP comunista e da MDP antifascista, foi a terceira força com 37 sedes, seguida do CDS (36 sedes) e do PPM com uma só presidência.


2001 – Desastre: avião cai em Nova Iorque e mata 265 pessoas

O acidente lembrou a muita gente as memórias horríveis do dia 11 de Setembro de 2001, há apenas dois meses. Um Airbus A300 da American Airlines, voo 587, para São Domingos, cai numa área residencial no bairro Queens em Nova Iorque, poucos minutos depois da partida.

Todas as 260 pessoas a bordo morreram, mais cinco pessoas que estavam no chão.

Dado que os atentados do 11 de Setembro tinham acontecido há só dois meses, neste caso suspeitou-se que a queda se deu por causa de terroristas. Os edifícios maiores, como o Empire State Building e a sede da ONU, foram evacuados.

Mas, pouco depois, verificou-se que a razão da queda fora um erro do co-piloto, que reagiu em modo errado a turbulências na área.


1956 – Aniversário de Francisco Louçã

Francisco Louçã, economista e político, em 1999, fundou o Bloco de Esquerda e, desde essa data, é deputado no Parlamento e membro da direcção do partido. Em 2006, candidatou-se a Presidente da República de Portugal e adquiriu cinco por cento dos votos.

Além do mais, publicou várias obras sobre a história do pensamento económico, bem como dinâmicas e alterações no sistema económico. É professor de economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário