1700 – Filipe de Anjou torna-se rei da Espanha
No dia 24 de Novembro de 1700, Luís XIV, o rei absolutista da França, proclamou o seu neto Filipe de Anjou rei de Espanha em Madrid. Esta declaração seguiu a decisão testamental de Carlos II de Espanha, que morreu no primeiro de Novembro. Contudo, os Habsburgos austríacos e outros países europeus negaram o direito de Filipe V à coroa espanhola, o que provocou a Guerra da Sucessão espanhola de 1700 até 1713/14.
Portugal entrou na guerra em 1703. Para evitar uma união dinástica de França e Espanha, Pedro II entrou numa aliança anglo-alemã. No fim, Filipe V ganhou a coroa espanhola. Outra grande vencedora foi a Inglaterra, porque os tratados de paz contribuíram para o crescimento do poder político e económico britânico.
1936 – Reforma do ensino primário na ditadura salazarista
Pouco depois de tomar o poder, o governo de Salazar pôs em prática uma reforma escolar. Foram encerradas várias escolas e, em vez delas, criaram-se postos escolares centrais. Muitos professores foram substituídos por novos regentes escolares, que foram habilitados pouco antes com a nova instrução e as novas regras do ensino.
O conteúdo do ensino foi centralizado e ideologizado. Para todos os alunos era obrigatório participar na Mocidade Portuguesa.
1991 – Freddie Mercury morreu de SIDA
Como cantor da banda inglesa Queen, Freddie Mercury tornou-se um dos cantores de música rock mais famosos dos anos 70 e 80. Morreu no dia 24 de Novembro de 1991 de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), apenas um dia depois de comunicar o seu estado de saúde oficialmente ao público. Trabalhou com os membros da sua banda e produziu novas canções até pouco tempo antes da sua morte. A banda Queen é uma das mais famosas do mundo. Canções como "We are the champions", "We will rock you" e a "Bohemian rhapsody" são sucessos mundiais até hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário