terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 de Novembro

1922 – Aniversário de José Saramago, escritor Português

A sua morte, em este ano, entristeceu o mundo literário.

José Saramago, um dos autores Portugueses mais famosos, a partir do seu nascimento no dia 16 de Novembro de 1922, publicou muitas obras conhecidos. Era Jornalista e crítico, dramaturgo, contista, poeta e romancista.

Na Ditadura Salazarista escrevia para o Diário das Notícias e era membro do Partido Comunista. Só depois da Revolução dos Cravos começou a escrever romances, entre muitas outras obras famosas como Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984) e O Ensaio sobre a Cegueira (1995), de que, no ano 2008, o realizador Fernando Meirelles tirou um filme.

Sobretudo nos seus últimos anos José Saramago era um espírito muito crítico à situação política de vários países e à Igreja Católica. Com a sua posição crítica à política de Israel e comparações com o Nazismo evocou acusações do anti-semitismo e uma discussão controversa.

Para seus romances Saramago recebi vários prémios nacionais e internacionais, entre outros, o Prémio Camões e, como primeiro autor Português, o Prémio Nobel da Literatura. A partir do ano 1999, o Prémio Saramago tem o seu próprio nome.

1953 – «Tratado de amizade e consulta» com o Brasil

57 anos atrás, foi assinado o primeiro Tratado de amizade e consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil. Foi celebrado no Rio de Janeiro, no dia 16 de Novembro em 1953.

Era um de muitos acordos e contratos de cooperação política, económica e cultural. Poucos anos atrás, em 2000, foi substituído do novo Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre os dois países.

Os Objectivos fundamentais de esses tratados são, entre outros, «o desenvolvimento económico, social e cultural, o estreitamento dos vínculos entre os dois povos e a consolidação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário