1889 – Proclamação da República do Brasil
Mais de 60 anos depois da Declaração da independência do Brasil, a monarquia tornou-se uma república.
Entre os fatores que levaram o império a perder apoio, destacam-se os sérios atritos dos conservadores com a Igreja Católica, a perda de apoio político dos grandes fazendeiros em vitude da abolição da escravatura, a crise econômica que assolou o país após a Guerra do Paraguai e a exigência de mais liberdade oriunda do povo brasileiro.
Na noite do dia 15 de Novembro 1889, o então Imperador Dom Pedro II foi derrubado num golpe de Estado sem violência. A República do Brasil foi proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca.
1889 – Aniversário de Manuel II
Dom Manuel II, último Rei de Portugal, nasceu no dia 15 de Novembro de 1889, no Palácio de Belém em Lisboa, cerca de dois meses após seu pai assumir o trono de Portugal.
Em 1907, com o título de infante, iniciou os seus estudos de preparação para seguir carreira na Marinha. No entanto, a sua carreira naval foi inesperadamente interrompida um ano depois. O pai e o irmão mais velho de Dom Manuel II foram assassinados em um cruel atentado.
O infante tornou-se assim Rei de Portugal. A sua primeira decisão consistiu em reunir o Conselho de Estado e demitir o Primeiro-Ministro João Franco, cuja política de força foi considerada responsável pela tragédia. Nomeou então um governo de aclamação partidária, presidido pelo Almirante Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Esta atitude acalmou momentaneamente os ânimos mas acabou por enfraquecer a posição monárquica, pois foi vista como fraqueza por parte dos republicanos.
Em 1910, Dom Manuel foi exilado após ser destituído e a República Portuguesa ser proclamada.
Sem comentários:
Enviar um comentário