Nova secção do blog Digital Quatro para apresentar os conteúdos nos quais o grupo está a trabalhar e não pode apresentar no portal MSN por erros técnicos.
A continuação os fatos históricos em destaque deste dia! e siga-nos no Twitter!
1717- Construção do Convento de Mafra
Existem muitas lendas sobre este convento que albergou a mais de 300 frades da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida no século XVIII. O inicio deste projecto (como construção) surgiu da promessa de D. João V para o bom sucesso na concepção de um filho que tardava em chegar; finalmente, em 1711 nasceu a princesa Maria Bárbara.
Esta construção de referência do barroco português começava no dia 17 de Novembro de 1717 concluindo em 1737; e realizou-se a sua sagração em 1730.
O último rei português, D. Manuel II, partiu deste Palácio-Convento para o exílio a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República.
1869 – Inauguração Oficial do Canal do Suez
Após de dez anos de obras era inaugurado, no dia 16 de Novembro, o Canal de Suez, hidrovia que interligou o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. As dificuldades da construção foram imensas, estimando a morte de mas de 120.000 operários no canal.
Portugal não esteve oficialmente, mas a inauguração foi presenciada por Eça de Queiroz que publicou no Diário de Notícias o relato do acontecimento com o título De Port-Said a Suez.
Este canal marítimo passa por três lagos; ao sul os lagos Amargos, o lago Tismah e no norte o lago Manzala. Em total 162 quilómetros vão através dos lagos ligando Suez com Port-Said.
Sem comentários:
Enviar um comentário