sábado, 6 de novembro de 2010

6 de Novembro

1985 – Aníbal Cavaco Silva tomou posse como primeiro-ministro de Portugal

Na totalidade, o seu período de mandato foi o mais longo na história dos primeiros-ministros de Portugal nesta República.

O seu mandato iniciou-se num governo minoritário. Depois de conflitos internos muito fortes no PSD, o Parlamento foi dissolvido, e nas eleições legislativas seguintes o PSD ganhou mais votos.

Com reformas administrativas e económicas radicais, privatizações e uma liberalização do Estado português, Cavaco Silva conseguiu um crescimento económico forte, mas evocou também vozes críticas sobre o seu estilo autoritário. No seu mandato efectuou-se a adesão de Portugal à União Europeia. O apoio europeu também teve efeitos positivos para a economia portuguesa.

Nas eleições que se seguiram, o PSD ganhou a maioria absoluta duas vezes.

No início dos anos noventa, uma recessão, a sua política de austeridade impopular e lutas de poder interno no PSD levaram Cavaco Silva a afastar-se da liderança do PSD e a não apresentar nova candidatura a primeiro-ministro nas eleições de 1995.

No ano 2005, apresentou a sua candidadura a Presidente da República com successo e desde o dia 22 de Janeiro em 2006 que ocupa esse posto.

1913 – Gandhi é preso enquanto liderava uma marcha de protesto

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi, foi o líder fundador e idealizador do movimento de independência indiano mediante o qual se formou o Estado indiano de hoje.

Ganhou fama mundial o seu princípio da não-agressão, uma forma de protesto que aplicou e defendeu até à morte. Graças ao seu empenhamento, o domínio britânico na Índia teve um fim.

Uma das suas acções mais famosas teve lugar no dia 6 de Novembro de 1913: Uma marcha de protesto de mais de dois mil mineiros indianos na África do Sul. Protestaram contra uma nova lei de casamento que tinha declarado todos os casamentos indianos inválidos e, portanto, pecaminosos.

Gandhi liderou essa marcha e foi preso com centenas de indianos, e posto em liberdade só depois de pagar a fiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário