domingo, 28 de novembro de 2010

28 de Novembro


1944 - Assinado o Acordo Luso-Americano dos Açores

De acordo com a política portuguesa de neutralidade colaborante com as potências aliadas, Portugal e Estados Unidos assinaram um tratado na fase final da Segunda Guerra Mundial. Com este acordo EUA tinha via verde para construir e utilizar uma base naval e aérea na Ilha de Santa Maria, nos Azores.

Esta foi a primeira presença norte-americana nos Açores que permitiu o aceso ao arquipélago açoriano. Este acordo foi precedido de um outro com Grã-Bretanha que serviu para conceder ao governo britânico autorização para criar Lajes em uma base naval no período da Segunda Guerra.
1975 - É proclamada a República de Timor-Leste
O antigo Timor Português tornou-se, no dia 28 de Novembro, na República Democrática de Timor-Leste. Nesta altura a colónia portuguesa proclamava a independência a Portugal, para três dias depois ser invadido pela Indonésia.
A história local da costa do Timor fixa a entrada dos portugueses aproximadamente no ano 1515, com o propósito de obter madeira de sândalo ate terminar com este recurso por causa da sobreexploração. A localização tornava o Timor num ponto estratégico na Segunda Guerra Mundial, por isso os holandeses e os australianos invadiram esta zona na II Guerra Mundial.
As forças militarias da Indonésia ficarem durante mais de três décadas neste território e por isso até 1999 as Nações Unidas considerava Timor-Leste como território português por descolonizar; em 30 de Agosto deste ano, quase a totalidade dos cidadãos optou pela independência em referendo proposto pelas Nações Unidas.
Segundo o direito internacional, só a 20 de Maio de 2002, o Timor Português deixou de existir oficialmente como uma colónia e proclamou-se na República Democrática de Timor-Leste.
Localização geográfica no sudeste asiático.

Sem comentários:

Enviar um comentário