terça-feira, 2 de novembro de 2010

2 de Novembro

1919 – Nascimento do escritor português Jorge de Sena 
No dia dos fiéis defuntos nasceu em Lisboa o escritor português Jorge de Sena, recordado pela sua obra de ficção, o ensaio e a poesia. Hoje é considerado um dos grandes poetas e uma figura fundamental da cultura portuguesa do século XX

Do acordo com os desejos do pai ingressa na escola naval em 1937 mas em 1938 é excluído da Marinha (só um ano mais tarde). O caso da Guerra Civil Espanhola é argumentado em numerosos passagens da obra do Jorge de Sena, diversos poemas e ficções como A Grã-Canária ou Sinais de fogo. Neste sentido, o escritor lisboeta começara a escrever em 1936, apresentando aos públicos Perseguição em 1942. 

O exílio para o Brasil foi factor determinante no desenvolvimento na vida de Jorge de Serna como escritor; pois dedica-se a literatura e termina por se doutorar em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras deAraraquara do São Paulo em 1964. 

A obra da Grã-Canária é um exemplo da união literária entre o escritor e a história portuguesa; a matéria biográfica serve para o enquadramento ao testemunho duma época e representando uma crónica amarga e violenta dos tempos da tirania em Portugal, com umas acções narrativas desde 1928 até 1958.

Sem comentários:

Enviar um comentário